Prioridade é ter a preferência, quem vem primeiro em relação aos demais. Em outras palavras, você ser sua prioridade significa se colocar antes das outras pessoas. Entender que as suas necessidades são mais importantes que as dos outros.

E esse conceito está estritamente relacionado à condição de amor próprio, ou melhor, de autoestima. Você ter carinho, apreço, admiração e respeito por você mesmo. Ter autoestima é reconhecer o seu valor e respeitar o espaço que suas necessidades precisam ter na sua vida.

Muitas vezes nos deixamos de lado para servir aos outros, para nos doarmos, para nos dedicarmos com afinco a projetos e até mesmo àquilo que consideramos ser nossa missão de vida. Porém, o excesso de doação, o excesso de dedicação, esconde uma falta, a ausência de algo.

E talvez esse algo esteja justamente sendo ignorado e boicotado por nós mesmos por representar a necessidade de promovermos mudanças em nossa vida. 

Mas, primeiro, precisamos olhar para dentro, precisamos olhar para as marcas, para as feridas, para o poço que habita em nós e que precisa ser preenchido por carinho, atenção, amor, harmonia, alegria.

Esse processo de auto boicote se dá muitas vezes em nosso inconsciente. E, por ser inconsciente, tendemos a ignorar o fato que muitas vezes precisamos de ajuda para encarar essas marcas e as feridas e por fim curá-las.

Separe um momento da sua semana especialmente para você. E não encare esse momento como uma janela na sua agenda, que pode ser preenchida se alguma urgência do trabalho aparecer, mas sim como uma reunião com você mesmo, que não pode ser desmarcada.

Comece com 15 minutos reservados e tente aumentar aos poucos. Use esse tempo para meditar, se olhar no espelho, escrever sobre seus desejos e sonhos ou até para realizá-los.

Você só se satisfará se colocar suas vontades na frente das vontades dos outros. Mesmo que sejam seus entes queridos. Lembre-se que ninguém é feliz adiando seus sonhos. Você só conseguirá compartilhar sua felicidade se cuidar dela.

Vá para um lugar livre de outras pessoas, fique em silêncio e leve a mente para longe de tudo. O seu corpo merece essa pausa. É uma questão de respirar e tentar descobrir o que você está sentindo, o autoconhecimento não deve ser deixado de lado.

Desperte para a necessidade de se priorizar. Desperte para a necessidade de se curar. Tenha a humildade de reconhecer que precisa de ajuda, de apoio, de carinho, de afeto. 

Compreenda que tudo isso é só uma fase pela qual está transitando. Desperte para a necessidade de mudar o todo. Desperte sua força interior!

Saiba que ser prioridade não é egoísmo, mas preservar e cuidar de si. Para amar o outro é preciso se amar acima de todas as coisas, assim você não passará os desejos do outro  na frente e esquecerá dos seus.

Conheça-se, compreenda-se, observe a si e ao mundo de formas nunca antes imaginadas. E, se precisar de ajuda, conte com um Arcanjoterapeuta.

Você também pode gostar: