Que tal algumas dicas para compreender mais sobre a importância de desenvolver boa performance no trabalho? 

Manter a motivação é importante para ser um profissional com qualidade de produtividade. Principalmente em uma época em que o tempo é cada vez mais valioso e escasso em nossa rotina de trabalho. Cumprir prazos apertados, executar tarefas cada vez mais complexas e evitar distrações de qualquer tipo são cada vez mais importantes. 

Afinal, 24 horas às vezes podem não ser o suficiente para finalizarmos todas as tarefas do dia. Ainda mais quando o próprio local de trabalho e as redes sociais podem gerar algumas distrações, principalmente no home office, sendo verdadeiros sugadores de tempo!

Reunimos aqui algumas dicas do que fazer para melhora sua performance no trabalho.

1. Organize-se

A organização da sua mesa, arquivos e materiais é um dos pilares essenciais para manter alta produtividade. Tal qual um bom planejamento, que irá refletir e alavancar os seus resultados e ainda te colocará no controle das situações.

 2. Defina sua lista de afazeres

Olhe sua lista de tarefas, examine cada tarefa que você criou e tente eliminar aquelas que não têm nenhuma importância das que são realmente urgentes. 

Uma prática interessante é pegar as tarefas e organizá-las ao longo da semana, definindo um horário específico para a execução de cada uma. Também é uma boa ideia estabelecer prazos para cada tarefa – e segui-los, é claro!

3. Evite reuniões desnecessárias

Se tem algo capaz de quebrar a concentração de qualquer profissional são reuniões em excesso. De acordo com especialistas, reuniões podem acabar com a produtividade. Já que o tempo gasto poderia resolver de fato aquele problema importante.

A dica é examinar bem as reuniões que recebeu convite e separar as inadiáveis das que você pode educadamente recusar-se a comparecer. Se foi você quem convocou a reunião, tente fazê-la o mais breve possível e tratar somente o que for necessário.

4. Tenha um hobby

Sim, estamos falando de trabalho. Mas somos seres humanos e precisamos de descanso e novas informações. E esse tempo livre coopera até para alimentarmos nossa criatividade e motivação para produzir mais.

5. Confie na sua equipe

Delegar tarefas aos membros de sua equipe é crucial para poupar dias, semanas, e até meses de trabalho individual. Se você não costuma delegar funções e tarefas aos seus colaboradores, é sinal de que você não confia no potencial de sua equipe.

Alivie um pouco o peso de suas costas e delegue algumas funções, você se sentirá menos sobrecarregado e conseguirá se dedicar a outras coisas importantes.

6. Minimize distrações online

Ficar o dia inteiro na frente das telas não adianta muita coisa se você dedica seu tempo às redes sociais, notícias e websites variados.

Tenha mais autocontrole e deixe a diversão na internet para mais tarde. Inclusive é possível até mesmo contar com a ajuda de aplicativos para melhorar o foco no trabalho.

7. Estabeleça horários fixos para tarefas rotineiras

Separe um horário do seu expediente e dedique-o somente às planilhas, relatórios ou à leitura de seus e-mails, por exemplo. 

Checar sua caixa de entrada é importante, mas dependendo do volume de mensagens recebidas pode ser um fator bem negativo. Se você acha que está perdendo tempo precioso lendo e-mails, é hora de se organizar nesse sentido.

8. Não planeje demais

Essa dica vale também para os excessivamente perfeccionistas, sobre os quais falamos alguns tópicos acima. Em alguns casos, demorar demais no planejamento inicial pode não contribuir com sua performance. Portanto, dê início à produção sem se preocupar tanto e lembre-se que você sempre poderá voltar algumas etapas para aperfeiçoar o que foi inicialmente definido. O que possibilita resolver problemas que não foram previstos inicialmente.

9. Saia um pouco da frente do monitor

Dê algumas pausas em intervalos de tempo regulares. Levante-se e saia um pouco da frente do computador de tempos em tempos para deixar seu corpo e sua mente revigorados.

10. Pratique atividade física

Quem se preocupa em incluir, por exemplo, atividades aeróbicas em sua rotina percebe uma melhora significativa em sua disposição.

A partir do momento em que você se encontra mais bem disposto, sua produtividade aumentará de forma natural. A tendência é que as tarefas sejam executadas com mais eficiência e agilidade.

Bons profissionais estão sempre em busca de evolução. A grande questão é como melhorar o desempenho no trabalho em ambientes cada vez mais exigentes.

O avanço na performance do dia a dia não se dá por meio de uma fórmula mágica. O ideal é adotar uma série de pequenas iniciativas para crescer aos poucos. Conheça as Meditações Para o Sucesso e aumente sua energia no trabalho.

Você também pode gostar: